top of page
Buscar

Alagamentos em Nova Santa Rita: A “Boca de Lobo Inteligente” como aliada na Prevenção.

Atualizado: 29 de set.


Em meio ao ritmo acelerado da vida urbana, a natureza por vezes nos chama a atenção de maneiras abruptas. Os alagamentos em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, são um desses chamados, um lembrete líquido da necessidade de harmonia entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente. As cidades, com sua selva de concreto, muitas vezes se veem em um embate direto com as chuvas, resultando em alagamentos que trazem consigo não apenas a água, mas uma enxurrada de desafios.


Alagamento na entrada do bairro Berto Círio
Entrada Bairro Berto Cirio, Nova Santa Rita, RS. Fonte: Redes Sociaiis

Os alagamentos são mais do que apenas um inconveniente. Eles carregam consigo consequências sérias, desde danos materiais até a perda de vidas. Além disso, os detritos carregados pelas águas muitas vezes acabam em rios e mares, contribuindo para a poluição e a degradação ambiental. A imagem de ruas submersas e veículos sendo arrastados pela correnteza é um retrato da vulnerabilidade das cidades frente a fenômenos naturais.


Diante deste cenário, emerge a necessidade de soluções inovadoras que possam não apenas mitigar, mas prevenir os alagamentos. É por isso que protocolamos no dia 27 de setembro de 2023 um Pedido de Indicação IND 663/2023 junto a Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita para a instalação de Bocas de Lobo Inteligentes.


As Bocas de Lobo Inteligentes se apresentam como uma política pública promissora. Estes dispositivos, já em consideração em diversas cidades brasileiras, são projetados para serem mais do que simples condutos de água. Eles atuam como sentinelas silenciosas, retendo detritos e permitindo a passagem segura da água, servindo como uma primeira linha de defesa contra os alagamentos.


Vídeo meramente ilustrativo, não temos qualquer relação com a empresa mencionada no vídeo.


As Bocas de Lobo Inteligentes são uma manifestação da integração entre tecnologia e gestão urbana. Elas representam um passo adiante na busca por uma cidade mais resiliente e sustentável. Ao reter os detritos, estas estruturas não apenas previnem obstruções que podem levar a alagamentos, mas também protegem nossos corpos hídricos da poluição. É uma iniciativa que vai além da resposta imediata, olhando para a prevenção como uma estratégia de proteção ambiental e urbana.

A implementação de Bocas de Lobo Inteligentes é um convite à reflexão sobre como as políticas públicas podem ser desenhadas para trabalhar em harmonia com a natureza, e não contra ela. É um passo rumo a um futuro em que as cidades são mais do que conglomerados de concreto, mas espaços de coexistência harmoniosa entre o homem e o meio ambiente.


Esperamos que o executivo coloque em prática o mais rápido possível nossa sugestão para reduzir as consequências pluviais do excesso de chuvas que vivenciamos.

5 visualizações0 comentário
bottom of page